Diferença entre os tipos de aveia
A aveia é um cereal encontrada facilmente nas prateleiras dos mercados, mas existem vários tipos. A aveia pode ser encontrada em 3 tipos de apresentação: Flocos (que podem ser grossos ou finos), farelo e farinha. À primeira vista, pode parecer que todos eles têm as mesmas propriedades, mas não é bem assim...
Karinny Souza
9/17/20243 min read


Aveia, um super alimento.
Os benefícios da aveia são inúmeros e fazem com que o cereal seja um dos mais recomendados por nutricionistas na hora de compor um cardápio saudável. Para compreender os benefícios da aveia, precisamos conhecer quais nutrientes a compõem. Este cereal é uma importante fonte de carboidratos, proteínas, fibras solúveis, micronutrientes e compostos fenólicos.
Um dos componentes que mais se destaca são os β-glucanos da aveia (OBG), um polissacarídeo viscoso localizado na parede celular do endosperma do grão. O teor de OBG na aveia pode variar entre 2.2 a 7.8%, a depender de fatores genéticos e ambientais. Este é considerado o principal composto ativo da aveia, gerando os diversos benefícios associados à ela, além de minerais importantes como ferro, cálcio, magnésio, zinco e potássio e o melhor, tudo isso com poucas calorias: uma colher (sopa) de aveia tem, em média, 53 calorias. A aveia é um alimento muito versátil, podendo ser usado em diversas receitas.
Benefícios da aveia:
Ajuda na saúde intestinal:
A aveia é conhecida por desempenhar um papel importante como prebiótico, beneficiando a saúde intestinal a partir de suas fibras alimentares e seus fitoquímicos, desta forma a aveia torna-se uma aliada do sistema digestivo, atua melhorando a consistência das fezes, aumentando a frequência da evacuação e promovendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino.
Atua na Redução do Colesterol:
Estudos demonstram a capacidade da aveia em reduzir os níveis de colesterol total e LDL, o colesterol “ruim”. Os β-glucanos da aveia formam uma camada viscosa no intestino, reduzindo a absorção de colesterol e promovendo sua excreção nas fezes.
Proteção Cardiovascular:
A aveia pode proteger contra doenças cardiovasculares, não apenas pela redução do colesterol, mas também pela melhoria da pressão arterial. Altas ingestões de grãos integrais, incluindo aveia, estão associadas a uma redução significativa no risco de doenças cardíacas.
Controle do diabetes:
Foi constatado que os β-glucanos da aveia têm um efeito significativo na glicemia, ajudando a controlar o diabetes. Mais uma vez, a viscosidade do β-glucano parece explicar seus efeitos na resposta glicêmica, ao retardar a digestão do amido e a absorção da glicose.
Auxilia no emagrecimento:
As fibras da aveia aumentam a espessura dos alimentos digeridos, aumentando o volume intestinal. Isso retarda a taxa de absorção dos nutrientes e o esvaziamento gástrico, o que aumenta a saciedade. Além disso, tais fibras também ativam o eixo hipotálamo do intestino, contribuindo ainda mais para a saciedade.
TIPOS DE AVEIA:
O que diferencia as aveias são os graus de processamento
Aveia em flocos:
São os grãos inteiros de aveia que foram limpos, removendo apenas as cascas não comestíveis soltas. Os grãos contêm o germe, a endosperma e o farelo intactos, preservando as características nutricionais.
Farelo de aveia:
Quando a aveia é processada, a camada externa (farelo) é removida. O farelo de aveia e a aveia em flocos contêm quantidades comparáveis de gorduras, sódio, carboidratos, proteínas, açúcares e nutrientes como cálcio e ferro. O farelo de aveia contém significativamente mais fibras (devido ao seu processamento) do que a aveia em flocos, principalmente a do tipo beta-glucana.
Farinha de aveia:
A farinha de aveia é produzida através de um processo de moagem da parte interna do grão de aveia. Com isso, ocorre o descarte da casca, que ocasiona perda de fibras, mas preserva outros nutrientes, como carboidratos, proteínas e micronutrientes.





